A tecnologia é um fator fundamental dentro dos negócios, seja para um startup, PME ou mesmo uma empresa de grande porte. Por essa razão, falhas nos sistemas e problemas de performance não causam apenas transtornos e desgastes, mas também podem impactar em grandes prejuízos, como nós já falamos aqui no blog. Sendo assim, independentemente do porte da companhia, é ideal contar com uma rede de alto desempenho e, para isso, o monitoramento de rede é um grande aliado!
Uma pesquisa realizada pela Paessler entrevistou cerca de 300 gerentes de TI de empresas que monitoram e não monitoram suas redes. O estudo revelou que cerca de 43% dos negócios que não realizam esse tipo de ação preventiva em seus sistemas, perdem cerca de duas horas por semana apenas resolvendo problemas corriqueiros que poderiam ser evitados. Outro ponto importante e que deve ser destacado é que uma em cada 10 empresas entrevistadas que não investem no monitoramento de rede chegam a perder cinco horas por semana tratando de problemas e questões relativas à infraestrutura da empresa, ou seja, um valor equivalente a desperdiçar um mês inteiro por ano em reparos!
A análise também revelou que quase metade das empresas que não praticam o monitoramento de rede (cerca de 46%), frequentemente recebem alertas de problemas vindos de equipes e colaboradores da empresa e, em casos piores, dos próprios clientes, algo que pode ferir diretamente a credibilidade no negócio e a visão que o público possui da marca. Mais do que isso, os custos e o tempo de inatividade podem prejudicar a reputação da empresa dentro do mercado.
A pesquisa foi realizada no Reino Unido, mas é fato que problemas semelhantes a esses ocorrem em diferentes países e inúmeros negócios ao redor do planeta. Em muitos casos, empresas de médio e pequeno porte são as mais propícias a maiores danos, pois perder clientes por problemas na infraestrutura de rede pode gerar consequências imensuráveis no faturamento!
É fato que apenas adquirir uma plataforma de monitoramento de rede muitas vezes não é o suficiente para para garantir uma ótima performance e uma infraestrutura e sistemas livre de falhas. É necessário traçar um planejamento completo de TI preventiva, ou seja, garantir o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece na rede e ser notificado sempre que houver qualquer comportamento anormal, para que o profissional possa, junto com a ferramenta, identificar e analisar possíveis incidentes, paradas e problemas de operação.
O que costuma acontecer nesses casos, são essencialmente duas questões: ou a empresa não possui um time de TI interno ou, quando possui, o mesmo mantém-se focado em questões estratégicas da empresa.
Por isso, ter o respaldo de um profissional dedicado a trabalhar em conjunto com a tecnologia de monitoramento de rede é essencial para que os indicadores de anormalidade sejam gerados e o profissional tome ações imediatas para corrigir as falhas de performance na rede.
Então, como garantir o sucesso da minha estratégia de TI preventiva?
O passo mais importante é estabelecer uma parceria que seja capaz de dar à sua empresa todo o respaldo e acompanhamento que ela precisa para não permanecer vulnerável a qualquer incidente que poderia ter sido evitado. É importante que, mais do que apagar os incêndios conforme eles vão acontecendo, sua empresa garanta que o incêndio esteja longe de começar, através de soluções proativas de monitoramento de rede e profissionais disponíveis param atuar no problema.
Por isso, a CCOM Brasil oferece muito mais do que uma plataforma de monitoramento de rede, ela oferece o monitoramento remoto do seu ambiente de TI. Seu time de profissionais e especialistas identificam riscos antecipadamente e traçam todas as medidas necessárias de forma proativa. Dessa maneira o impacto financeiro e nas operações, causado por interrupções no negócio, é minimizado. Fale com um de nossos consultores e descubra como a CCOM pode garantir a segurança e a eficácia da estratégia de TI preventiva da sua empresa!
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