Ameaças e ataques cibernéticos encontram em constante evolução, e a cada dia os criminosos virtuais descobrem novas formas de acessarem sistemas de empresas e protagonizarem diversos tipos de invasões. Ao longo de 2015, para se ter uma ideia, o tráfego criptografado na web teve um crescimento drástico e hackers, por sua vez, estão ocultando malwares cada vez mais profundamente em arquivos.
É fácil notar que mesmo com avanços na segurança e com novas tecnologias de proteção, os cibercriminosos continuam encontrando maneiras cada vez mais evasivas para invadir o perímetro de companhias e organizações. Para que você permaneça atento às ameças cibernéticas que podem atingir o seu negócio, separamos as principais previsões para o ano de 2016, baseadas nas principais ocorrências do ano de 2015.
Crescente aumento de malwares para Android
No ano de 2015 foi observada uma variedade de novas técnicas de ataque e defesa que tinham como objetivo principal aumentar a força dos ataques contra dispositivos que contam com sistema Android, presente na maioria nos smartphones ao redor do mundo. Houve o surgimento de um novo malware voltado especialmente para esse sistema operacional, que armazena os conteúdos maliciosos em um arquivo da biblioteca Unix, ao invés de um local que os sistemas de segurança geralmente examinam – grande parte dos alvos visam aplicações bancárias em dispositivos infectados.
Evolução de exploit kits
Cibercriminosos empregaram diversas táticas para esconder “kits de ataque” dos sistemas de segurança incluindo o uso de mecanismos antiforenses, mudanças no padrão de URL, esteganografia que está escondendo o arquivo, mensagem, imagem ou vídeo dentro de outro arquivo e modificações nas técnicas de armadilhas de página de destino. Isso abriu portas para o ataque a vítimas vulneráveis, comumente chamadas de “zero day”.
Acentuado crescimento no número de ataques com malware
As tentativas de ataques via malware permaneceram em crescimento em 2015, indicando que os invasores estão se empenhando ano após ano para se infiltrarem em sistemas de companhias e organizações través de códigos maliciosos. Houve um aumento drástico nas tentativas de ataques, com um salto de 4,2 bilhões para 8,19 bilhões! A tendência é que esse tipo de ataque continue expressivo em 2016 e no topo do ranking de ameças cibernéticas.
Contínuo aumento na criptografia SSL/TLS
Mesmo sendo considerada uma tendência positiva em diversos aspectos, a criptografia SSL/TLS também funciona como uma nova porta de entrada para ameaças e ataques de cibercriminosos. Utilizando uma criptografia SSL ou TLS, os invasores qualificados podem codificar comunicações de comando e controle e códigos maliciosos, podendo então “enganar” os sistemas de prevenção de intrusão (IPS) e os sistemas de inspeção antimalware.
É importante que todas as empresas estejam atentas à expressividade das formas de ataques que citamos acima, pois elas demostram como poderá ser o caminho e as previsões para esse ano de 2016. É preciso encontrar maneiras para inspecionar todos os pacotes na rede e validar toda elegibilidade de acesso além de buscar formas de aumentar a segurança dentro do perímetro da empresa.
A CCOM Brasil tem como objetivo levar aos seus clientes as melhores soluções presentes no mercado e mais eficiência para que todos sejam capazes de manter seu negócio protegido cotra ataques e violações de qualquer espécie, sempre acompanhando todo e qualquer movimentação. Por isso, se o seu negócio busca otimizar a segurança de suas informações e sistemas , basta conversar com um de nossos especialistas e entender como a CCOM pode ajudá-lo.
Caso você tenha interesse em saber ainda mais sobre as principais tendências de ameaças cibernéticas, confira o Relatório Anual de Ameaças, divulgado pela Dell SonicWALL, parceira oficial da CCOM Brasil. Não se esqueça de assinar nossa RSS para continuar acompanhando o blog da CCOM.
Precisando de estratégias de segurança efetivas e otimizadas para proteger o seu negócio?
A CCOM Brasil tem como foco principal levar até você as melhores e mais completas soluções, acompanhando toda e qualquer informação!
Saiba Mais