Porque o Firewall Gerenciado também é responsabilidade das áreas de negócio

firewall gerenciado

Em qualquer empresa, o firewall é a porta de entrada de todo e qualquer dado. Grande parte das informações trafegam via internet, como e-mails, mensagens, inúmeras aplicações etc. e ele atua como uma forma de controle, como um “gatekeeper” de tudo que entra e sai. Praticamente tudo passa pelo firewall, desde conversas, páginas acessadas pelos colaboradores e afins.

Apesar de ser considerada uma ferramenta estritamente técnica, e por isso encarado como uma responsabilidade apenas da TI, a realidade é que ele é de interesse da empresa como um todo e deve ser encarado como parte estratégica da área de negócios. Isso porque o firewall é uma fonte vital de informações e pode ser a chave para grandes tomadas de decisão dentro do ambiente corporativo. Por exemplo:

  1. Área de vendas – o gerente responsável pela área de vendas necessita analisar a produtividade dos seus colaboradores, saber em quais atividades eles estão gastando a maior parte do seu tempo. Com o relatório fornecido pelo firewall fica fácil ter acesso a essas informações.
  2. Área de Recursos Humanos – com informações dadas pelos relatórios de firewall, é possível analisar a fundo as necessidades de contratação de novos colaboradores, desligamentos, treinamentos, promoções etc. Além disso, fica mais fácil avaliar o desempenho dos colaboradores de diversos setores.

O firewall é uma ferramenta que pode auxiliar na imparcialidade das informações necessárias aos diversos setores de uma empresa. Mas há um porém: caso ele esteja apenas na responsabilidade da TI interna, infelizmente torna-se suscetível, pois grande parte das ameaças digitais vem a partir dos próprios colaboradores, ainda que eles não saibam. Há também, os casos em que algum colaborador mal intencionado pode trocar o conteúdo de alguma informação, por exemplo – imagine ainda se este colaborador fizer parte do time técnico da sua empresa!

Para essas e outras questões que falamos há bastante tempo aqui no nosso blog, é que existe o Firewall Gerenciado. Por ser gerido por uma equipe terceirizada de fora do ambiente da corporação, torna-se menos vulnerável a esse tipo de ações. Seu papel é único e exclusivamente gerir a solução, garantindo a segurança e veracidade das informações de cada relatório, bem como assegurar que as políticas de acesso e os relatórios estejam inteiramente íntegros.

Se a sua empresa está em busca de uma solução de firewall gerenciado, a CCOM Brasil é especialista no assunto. Devido à sua parceria de alto nível com a Dell SonicWALL e o know how de seus especialistas , a CCOM Brasil não só oferece uma solução que garante a segurança da sua empresa, como também auxilia na estratégia e na área de negócios da sua corporação.

Entre em contato com os consultores CCOM Brasil e saiba mais sobre essas e outras soluções que somente uma empresa líder de mercado pode oferecer.

Precisando de uma estratégia de Firewall Gerenciado realmente efetiva?

Conte com a CCOM! Seus anos de atuação e sua parceria com grandes nomes do mercado garantem as melhores soluções aos seus clientes!

Saiba Mais

Voltar ao Blog