Os avanços tecnológicos mudam nossas vidas continuamente. A cada dia surgem novos recursos e o ser humano está sempre em busca de novos atalhos e facilidades para tornar o dia-a-dia mais prático.
Uma prova das mudanças no comportamento de pessoas e na forma como elas agem diariamente são os dispositivos móveis, sobretudo os smartphones. Se antes nos comunicávamos apenas via ligação, hoje já saltamos do SMS diretamente para as mensagens instantâneas via aplicativos. E não só isso, diversas atividades já são realizadas através de mobiles, como o acesso à internet, compras e até mesmo assistir programas ou séries.
Um estudo feito pela Nielsen IBOPE mostrou que no segundo trimestre de 2015, o número de pessoas que utilizam smartphones para acessar a internet era de 72,4 milhões no Brasil. O número revelado no primeiro trimestre era de 68,4 milhões, ou seja, um crescimento de 4 milhões de usuários!
Por isso, não é de se espantar que os dispositivos móveis tenham ganhado seu espaço também no ambiente corporativo, dando início ao fenômeno BYOD.
O que é BYOD?
Antes de explicarmos porque sua empresa deve explorar o BYOD, vamos explicar o que significa.
Há pouco tempo atrás, era comum que as empresas fornecessem dispositivos como notebooks ou celulares para os colaboradores. No entanto, com os avanços em massa dos recursos, o surgimento de smartphones e cada vez mais gadgets disponíveis, muitas empresas passaram a permitir que seus colaboradores utilizem seus próprios dispositivos móveis para realizar atividades e funções da empresa, fenômeno conhecido como BYOD (Bring You Own Device).
Como explorar essa estratégia e por que?
Por que tantas empresas estão investindo nessa estratégia? Acredite, não é a toa.
O uso do BYOD pode sim trazer benefícios, não somente para o negócio, mas também para os colaboradores, por isso é importante conhecer quais vantagens de explorar esse novo fenômeno:
- Redução de custos – com colaboradores utilizando seus próprios dispositivos, não é necessário para a empresa arcar com novos recursos de infra-estrutura. Além disso, gastos com energia elétrica e custos com operações são menores. Isso permite que a instituição possa investir esse capital em outras frentes que ajudem no crescimento do negócio.
- Comodidade aos funcionários – para o colaborador é muito mais fácil e cômodo utilizar um dispositivo cujo ele já tenha afinidade e esteja mais familiarizado. As atividades podem ser feitas de maneira muito mais ágil, pois o funcionário já conhece cada aplicativo e todo os atalhos do aparelho.
- Aumento de produtividade – como dissemos no tópico anterior, é muito mais fácil para o colaborador usar seu próprio dispositivo, assim como para qualquer pessoa, visto que passam o dia todo em seus aparelhos. Isso aumenta a produtividade, não somente pela familiaridade, mas também pela oportunidade de acesso que viabiliza que problemas sejam solucionados a qualquer momento do dia e de qualquer lugar, não somente no ambiente corporativo.
- Mobilidade – o BYOD permite que o usuário acesse as ferramentas da empresa de qualquer lugar, basta existir acesso à internet, ou seja, ele não precisa necessariamente estar dentro da empresa. Em caso de reuniões de negócio, viagens ou emergências, é possível acessa o sistema para ver, mostrar ou pegar qualquer informação que seja necessária.
O BYOD, se bem utilizado, proporciona diversos benefícios para a empresa. No entanto, caso não possua políticas de segurança bem parametrizadas e práticas bem definidas, pode se tornar um grande vilão dentro da empresa e uma porta para grandes ameaças que, inclusive, é o assunto de nosso próximo artigo. Fique atento e não perca!
Converse com a nossa equipe!
A CCOM Brasil possui uma equipe treinada e qualificada para projetos de todos os tamanhos. Fale conosco e saiba como podemos melhorar o seu negócio. Ganhe Agilidade, Flexibilidade e Segurança.
Fale Conosco