No dia 31 de março de 2011, cinco anos atrás, o universitário de 24 anos, Ismail Jaduna, de Ohio nos Estados Unidos, criou o Dia Mundial do Backup. A ideia surgiu durante uma conversa em uma comunidade do reddit. Por incrível que pareça, o motivo para a criação da data especial não tinha relação com as vantagens da ferramenta, mas justamente o fato de que a grande maioria dos países não se preocupava em realizar o backup de suas informações e dados mais valiosos. Estranho, não?
Se preocupar em desenvolver uma rotina de backup é muito útil, principalmente para empresas que necessitam que as informações estejam disponíveis 24 horas por dia e uma rotina corporativa que não sofra com paradas e falhas. Não é a toa que a data é comemorada até hoje, cinco anos depois!
Como muito se diz em relação ao backup, “quem tem um, não tem nenhum”. Essa expressão vem da época em que os backups eram feitos localmente. Caso qualquer coisa acontecesse com o HD, tudo simplesmente estaria perdido. Hoje em dia essa história mudou!
Desastres são passíveis de acontecer, sejam eles naturais – como tempestades, quedas de energia, incêndios e afins – , sejam eles falhas humanas, como copos de água que caem em cima de máquinas, arquivos maliciosos baixados por acidente (ou não) etc. No entanto, é importante estar sempre preparado em casos como esses e o backup – preferencialmente na nuvem – é a principal solução nesse sentido, afinal, ele garante a redundância da informação que é inicialmente gravada em computadores, notebooks, datacenters, dispositivos móveis e afins.
A questão é que mesmo as grandes corporações como as multinacionais, com centenas de milhares de dados sensíveis, ainda pecam quando o assunto é o backup dessas informações. Colaboradores, clientes e parceiros esperam contar com acesso ao datacenter em qualquer horário, porém – e infelizmente – nem sempre essa é a realidade. Não acredita? Um pesquisa encomendada pela Veeam em 2015 revelou que apenas 18% dos CIOs admitem que conseguem atender à essa expectativa e que 81% das empresas estão envolvidas na modernização de datacenters para conseguirem dar contar das crescentes demandas de acesso às aplicações e serviços de TI.
Hoje, para as empresas, não é importante apenas contar com o backup, elas tem muita necessidade por disponibilidade. Isso porque leva em média de 2,9 horas para que a área de TI seja capaz de recuperar aplicações de missão crítica e 8,5 horas para recuperar outras aplicações. Nenhum colaborador consegue e nenhum cliente aceita ficar sem acesso por tanto tempo – calcule os prejuízos de um downtime, principalmente em organizações que lidam diariamente com dados sensíveis que não podem parar, como bancos, por exemplo. E na sua empresa, você já imaginou o tamanho do prejuízo?
Você deve estar se perguntando: então, como as empresas conseguem se manter disponíveis e evitar riscos?
Até pouco tempo atrás, a disponibilidade 24 horas por dia era um grande desafio para as empresas. Hoje, entretanto, com os avanços tecnológicos, é possível ir muito além do backup tradicional e contar com o backup na nuvem. Isso permitiu não somente que companhias tivessem seus dados acessíveis a todo momento, mas agregou mobilidade, uma vez que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, basta uma conexão segura com a internet. Hoje, empresas podem fazer backups a cada 15 minutos e recuperar toda e qualquer aplicação na mesma quantidade de tempo. Que diferença não é mesmo?
Pois é, hoje, no Dia Mundial do Backup, não lembre da data pelos piores motivos, garanta a segurança e a redundância dos seus dados! Nós da CCOM Brasil podemos ajudar você e sua empresa nessa tarefa, afinal, contamos com uma das soluções mais robustas do mercado quando se trata de backup na nuvem. Fale com um de nossos profissionais e garante proteção e mobilidade às informações do seu negócio. Ah, e FELIZ DIA MUNDIAL DO BACKUP!
Por que não comemorar o Dia Mundial do Backup realizando um projeto completo de backup na nuvem?
A CCOM Brasil conta com profissionais qualificados para auxiliar sua empresa em todo o processo, para que ela seja capaz de garantir a existência e continuidade de seus dados!
Saiba Mais