Como dissemos em nosso artigo anterior, informações e dados são os ativos mais importantes dentro de uma empresa e por isso, contingências para ataques direcionados, cibercrimes ou mesmo evasivas (aquelas que normalmente vêm dos próprios colaboradores, sejam propositais ou não), é algo essencial. Isso porque falhas e paradas são capazes de gerar problemas inimagináveis e prejuízos muitas vezes imensuráveis.
É nesse momento que o backup surge como uma importante solução, principalmente quando falamos de disponibilidade de informações. Pensando nisso, hoje continuaremos nossa lista de características do backup na nuvem e do backup em fita, duas opções amplamente usadas por empresas ao redor do mundo.
Backup em fita
- Segurança – as fitas utilizadas para realizar o backup de arquivos são armazenadas em ambientes físicos, ou seja, estão muito mais suscetíveis a desastres naturais e/ou humanos. Por exemplo: em caso de incêndios, manuseamento errado de terceiros ou qualquer outro evento natural, os arquivos podem ser perdidos de forma permanente. Contudo, o acesso às informações armazenadas em fitas é determinado pela empresa, ou seja, a companhia que permite qual colaborador pode ou não resgatar ou ter acesso às fitas.
- Janelas de backup – para um empresa que normalmente possui um número alto de arquivos gerados diariamente, o processo de armazenagem em fita ocorre durante o período da madrugada, quando já não há nenhum colaborador na empresa. O acontece, nesse caso, é que o colaborador chega para trabalhar no dia seguinte e o backup ainda está em andamento, algo que impacta diretamente no andamento da produção.
- Compliance e conformidade – muitos tipos de empresas, como as de contabilidade e advocacia, possuem regras que regem o setor, como por exemplo a necessidade de armazenar aquivos e dados durante cinco, dez ou mesmo quinze anos! O armazenamento em fita aumenta o risco de que os negócios fiquem sem essas informações, uma vez que as chances de deterioração são altíssimas, impactando diretamente em desacordo com as normas, algo que pode acarretar graves prejuízos e multas.
Backup na nuvem
- Segurança – todos os dados migrados para a nuvem são armazenados em ambientes virtuais. Além de estarem disponíveis a partir de qualquer lugar, as informações não correm o risco de serem afetadas por ações de terceiros ou mesmo de agentes naturais, como desastres. Além disso, é possível para a empresa estabelecer políticas definidas de acesso e níveis para cada colaborador, ou seja, cada colaborador possui acesso apenas às informações que dizem respeito ao seu cargo o setor. Isso ajuda a prevenir vazamentos de informações sensíveis da companhia.
- anelas de backup – soluções de backup na nuvem são automatizadas e parametrizadas para que as rotinas aconteçam nos melhores períodos e intervalos possíveis para cada empresa. Por ser um processo automatizado, além de ocorrer de maneira ágil, não causa interferências na rotina de trabalho e na produtividade de colaboradores, que não precisam se preocupar em deixar suas atividades de lado em razão da migração de informações.
- Compliance/Conformidade – o backup em nuvem garante que informações e arquivos estejam disponíveis para empresas pelo tempo que for necessário, sem o risco de perdas ou danos à matéria física, uma vez que os dados estão guardados em ambiente virtual. Negócios que precisam manter arquivos por tempo determinado por questões judiciais, não ficam sujeitos a multas ou a não manterem-se em conformidade.
Agora que você já conhece as principais características de ambas as soluções, já sabe qual a melhor para o seu negócio? Se a resposta for backup na nuvem, sua empresa pode contar com a CCOM Brasil! Estamos preparados e possuímos todo o know how necessário para implantar uma estratégia parametrizada para o seu negócio, tudo realizado por es
Contrate a CCom?
A CCOM Brasil possui uma equipe treinada e qualificada para projetos de todos os tamanhos. Fale conosco e comece a migrar sua empresa para a nuvem. Ganhe Agilidade, Flexibilidade e Segurança.
Contrate o serviço