Os ativos mais importantes dentro de qualquer empresa são suas informações e mantê-las seguras e disponíveis é fator primordial, afinal, são elas um dos principais responsáveis pelo bom andamento do negócio.
Inúmeros registros, arquivos, mensagens e documentos que circulam diariamente pela rede corporativa são compartilhados e expostos a diversos riscos, como roubos, vazamentos, perdas e corrompimentos, além de se tornarem alvos de diversos ataques direcionados. Normalmente, estes problemas ocorrem devido à paradas, falhas, invasões e interrupções na rede e nos servidores, de modo a atingir diretamente a produtividade de toda a empresa e muitas vezes causar enormes dores de cabeça e prejuízos imensuráveis.
Sendo assim, é importante contar com uma solução de backup para garantir a disponibilidade de todas os dados, garantindo que, independentemente de falhas técnicas, acidentes ou paradas, suas informações estarão redundantes em um local seguro. Atualmente existem diversas opções de backup presentes no mercado, direcionados para diferentes necessidades e perfis de empresa e usuário. Entre eles estão o backup na nuvem e o backup em fita.
Preparamos para hoje mais uma lista abordando as principais diferenças entre um formato e outro, assim você saberá qual se encaixa melhor no perfil do seu negócio!
Backup em fita
- Tempo e coleta de dados – para realizar a gravação dos dados em fita, o processo é como o de uma câmera mais “antiga” de filmagem. A fita fica literalmente girando, de modo que os dados sejam dispostos adequadamente ao longo dela. Isso significa que alguns riscos estão envolvidos no processo, desde a subscrição dos dados, por exemplo, até longos períodos de espera com o acompanhamento de um técnico, de acordo com a quantidade de dados em questão. Além disso, ao final do processo é necessário que o responsável realize a coleta das fitas e leve-as até o local de armazenamento (normalmente dentro da própria empresa responsável pelo backup) o que expõe os dados aos riscos de transporte e logística – que podem ocorrer diária ou semanalmente.
- Gestão – cada rolo de fita armazena uma série de diferentes informações e, caso a empresa necessite restaurar uma determinada informação, é necessário saber ao certo sobre sua localização, ou seja, em qual fita ela se encontra e em “que ponto” está armazenada. Feito isso, é necessário solicitar à empresa responsável pela gestão dos arquivos a restauração da informação, ou seja, um logística complexa e que demanda tempo.
- Gastos – em caso de falhas no servidor ou na rede, é necessário ligar para a empresa responsável pelo backup, requisitar as fitas com os arquivos adequados, recebê-las para, só então restabelecer o ambiente de produção. Uma logística que pode gerar prejuízos financeiros altíssimos, principalmente quando a empresa lida com informações críticas que não podem parar.
- Sensibilidade – fitas podem se deteriorar com facilidade, afinal não podem se aproximar de nenhum campo magnético, são danificadas pela umidade e por diversos outros agentes. Além disso, é necessário um local físico de grande porte para mantê-las e conservá-las, o que gera um alto custo de manutenção, impactando diretamente no custo para o cliente.
Backup na nuvem
- Tempo e coleta de dados – contar com uma solução automatizada de backup na nuvem permite desenvolver um rotina parametrizada de transferência de dados para a cloud, que não impacta na rotina de negócios e que pode ser agendada para o melhor período. Um profissional técnico é enviado e é responsável por realizar as parametrizações e programar as rotinas de backup, após isso, o armazenamento que pode ser diário, semanal ou mensal, é feita de maneira automatizada, de forma que a empresa não precisa alocar um profissional próprio para gestão deste processo.
- Gestão – em caso de desastres naturais, quedas de energia ou efeitos que causem danos permanentes em servidores, as informações permanecem disponíveis na nuvem, ou seja, podem ser recuperadas sem maiores transtornos. Basta apenas uma conexão com a internet e as informações poderão ser acessadas de qualquer lugar, sem que isso impacte a produção e as operações da empresa.
- Gastos – como as informações estão disponíveis com maior facilidade, em caso de falhas na rede ou no servidor, restabelecer o ambiente de produção é feito de forma muito mais ágil e simplificada, o que reduz drasticamente os prejuízos gerados e os gastos relacionados.
- Sensibilidade – os dados em nuvem são produzidos e armazenados em ambiente virtual, algo que não demanda um local físico, reduzindo assim os custos operacionais. Além disso, não é preciso se preocupar com a deterioração ou a recuperação dessas informações, uma vez que é necessário apenas um dispositivo móvel para acessá-las.
Já sabe qual solução escolher? Se a resposta é não, então não deixe de acompanhar nosso blog e conferir a continuação dessa lista. Esperamos por você!
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