Entenda como o fenômeno Fake news tem prejudicado muitas empresas
Com a crescente onda de noticias falsas que se espalham pela internet, as intituladas Fake News, tem preocupado muito o meio tecnológico, visto que a quantidade e velocidade que ela se espalha é absurdamente alta.
A Fake News tem como objetivo a manipulação da verdade para influenciar a opinião pública.
Um grande exemplo de Fake News foram as eleições no Brasil este ano, o assunto “Fake News” foi um dos termos fortemente discutidos entre os candidatos, que logo tomou grande dimensão na pauta política de debates e entrevistas.
Whatsapp, Facebook, blogs e até mesmo e-Mail, tem sido os canais para divulgação destas Fake News, tanto é que empresas responsáveis pela administração destas redes sociais, como por exemplo o Facebook, foi obrigado a criar mecanismos que trabalham para diminuir a disseminação deste conteúdo falso.
Segundo um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP), somente em junho de 2017, mais de 12 milhões de pessoas compartilharam informações falsas nas redes.
Qual impacto que isto gera nas empresas?
Com este alto volume de Fake News que circulam diariamente, os Hackers têm aproveitado essa oportunidade para infectar com Malwares arquivos, e-mails, imagens, links de matérias, downloads, vídeos, páginas de Internet…
A técnica funciona como um ataque de phishing, o usuário, por achar o assunto interessante ou curioso, clica no arquivo ou link e pronto, é redirecionada para páginas que por sua vez a infectam com malwares, ou mesmo baixam arquivos infectados.
Isto gera grande problema em redes corporativas, visto que uma vez que uma máquina é infectada existe uma grande probabilidade de se espalhar por toda a rede.
Alguns cuidados devem ser tomados desde a preparação da segurança de rede até a conscientização dos usuários com o cuidado de acessar este tipo de conteúdo.
Cuidados Basicos para combater as Fake News
Alguns cuidados básicos podem ser adotados pelos usuários como, não clicar em links que acham estranhos ou que proponham coisas fora do comum (Dinheiro fácil, formulas magicas para saúde e para beleza, promoções com preços baixíssimos fora da realidade), não abrir materiais compartilhados sem antes verificar a fonte do arquivo.
Isto faz com que menos pessoas sejam infectadas e tenham acesso a essa informação, e também o mais importante. NÃO COMPARTILHAR NOTICIAS SEM ANTES TER CERTEZA DA VERACIDADE DO ASSUNTO.
Recebeu alguma coisa e desconfia? Não compartilhe, procure saber sobre o assunto em portais e sites de notícias conceituado.
Temos também os cuidados que podem ser tomados quanto segurança da informação no lado da equipe de TI da empresa, existem soluções que podem ajudar na proteção contra ataques vindos de malwares.
Ferramentas como o Firewall, é uma proteção de controle de trafego entre sua rede local e a internet, o Firewall permite apenas as transmissão e receptação de dados autorizados.
Dentro desta gama de Firewall, existem os chamados, Firewall UTM, que verificam o pacote em que os dados trafegam e é capaz de barrar tráfegos por comportamento, e não apenas por assinaturas.
É indispensável o uso de antivírus, uma vez que sua máquina é infectada com um malware, o antivírus trabalha para achar essa ameaça e leva-la para quarentena.
Sua empresa ainda não possui uma proteção efetiva de firewall?
Entre em contato conosco agora mesmo. Nós trabalhamos com o que há de mais atual em termos de tecnologia de firewall e contamos com equipes multidisciplinares que podem te ajudar na gestão disso no dia-a-dia.
Entre em contato