4 tendências da cloud computing para 2015

Cloud Computing CCom

Os rumores e a tendência da cloud computing são incontestáveis para 2015, pois trata-se uma solução que apresenta inúmeros benefícios em produtividade, a um baixo custo. Como toda empresa busca otimizar seus investimentos, é notável a aderência do mercado de nuvem. Fato que contribui ainda mais para a popularidade dos serviços de nuvem é a realidade da economia brasileira estar desaquecida atualmente, o que faz com que as empresas busquem otimizar os investimentos em TI.

Listaremos abaixo as principais tendências da cloud computing para o ano de 2015:

1.Confiança:

A nuvem tem se mostrado cada vez mais segura para executivos e profissionais de TI. Uma pesquisa realizada em North Bridge Venture Partners, indicou que apenas 3% dos executivos consideram a nuvem uma alternativa arriscada. Segundo Gustavo Trevisan, diretor da Capgemini,a proteção dos dados, com rígidos controles de acesso, é um fator vital para empresas optarem pela cloud computing”. Isso contribui para que as pessoas sintam-se confortáveis e seguras com seus dados abrigados na nuvem

2. Dispositivos móveis:

Segundo dados do Gartner, em todo o ano de 2015 serão colocados no mercado cerca de 2,5 bilhões de dispositivos móveis, como tablets, notebooks e smartphones, o que representa um aumento de 7,6% sobre o acumulado do último ano. O uso profissional destes dispositivos (principalmente do último) já se tornou comum no meio corporativo e, independente da plataforma, a nuvem garante armazenamento de todos os dados de forma centralizada. A cloud computing prove acesso com alto índice de disponibilidade à arquivos e aplicações em qualquer local e horário.

3. Data centers:

O setor de data centers que tem a nuvem como ponto de partida, indicam um grande potencial de crescimento no Brasil em 2015. De acordo com a pesquisa “Brazilian Cloud Computing Market 2014”, da Frost & Sullivan, estima-se que este setor movimente cerca de R$ 1,8 bilhão.Seguindo uma média de crescimento de 9,5% por ano, entre 2011 e 2018, a estimativa é que tenha a representatividade de R$ 5,6 bilhões.
Segundo uma outra pesquisa da Capgemini, a tendência é que a quantidade de data centers próprios gerenciados por terceiros atinja um crescimento considerável, partindo de 20% em 2014 para 45% em 2015.

4. Núvem híbrida:

Se, até 2019, a tendência de combinação dos modelos externos/internos se mantiver, as nuvens híbridas serão a opção para 75% das empresas, o que fará com que a nuvem pública, considerada “pura”, represente apenas 17%. Atualmente, não existe um modelo predominante de cloud computing no Brasil, sendo que as empresas de médio a grande porte utilizam intensamente as nuvens híbridas, enquanto as empresas de pequeno porte tendem a utilizar as nuvens públicas.

A cloud computing ainda gera muitas discussões entre as empresas e, de fato, nos próximos anos, é praticamente impossível falar de eficiência de TI sem falar de nuvem. O mercado de nuvem está aquecido e 2015 promete ser ainda mais promissor para o crescimento do setor, em que a tendência é que a cloud computing esteja cada vez mais presente nas corporações.

A CCOM Brasil tem o know-how de mais de 10 anos no mercado de TI e conta com uma equipe que entende do negócio do cliente para propor as mudanças que fazem sentido para o core business da organização. A consultoria e projeto de cloud computing da CCOM Brasil tem foco na produtividade, segurança e continuidade do negócio da empresa. Quer saber mais? Entre em contato e converse com um especialista.

Precisa de um projeto de cloud computing?

A CCom oferta consultoria e projetos de cloud computing com equipe altamente especializada.

Entre em contato com nossos especialistas

Voltar ao Blog