4 maneiras de um projeto de nuvem dar errado

4 tendências da cloud computing para 2015

Como abordamos em nosso último artigo, os rumores e a tendência da cloud computing são incontestáveis para 2015. Porém, ao considerar decisões que possam impactar no negócio da empresa, é preciso tomar alguns cuidados. Muitas empresas ainda cometem os mesmos erros na hora de implantar um projeto de nuvem. Parte destes problemas podem ser corrigidos facilmente, enquanto outros podem representar uma ameaça significativa para a organização.

Para lhe auxiliar a não cometer deslizes na migração para a nuvem, listamos abaixo os 4 erros comuns que as empresas cometem nesse processo:

  1. 1. Sobrecarregar a TI com o projeto de nuvem
  2. É preciso avaliar se o departamento de TI possui “braço” suficiente para atender a demanda do projeto de nuvem, pois os especialistas terão que ser alocados para migrar, implantar e treinar a equipe para as novas ferramentas. Caso esta demanda não seja devidamente planejada, a rotina estratégica da TI sai do controle e prejudica exponencialmente o desempenho da empresa.

  3. 2. Utilizar múltiplas soluções
  4. Encontrar a necessidade de utilizar diversas soluções para o mesmo propósito representa um gargalo na operação. Muitas empresas utilizam várias ferramentas para um mesmo propósito, como por exemplo uma ferramenta para backup de dados dos usuários, outra para o backup dos servidores, outra para o backup do banco de dados, entre outros. O ideal é utilizar uma solução única que compreenda todas as particularidades. Ainda neste exemplo do backup, segundo dados da Symantec em 2013, no mundo, 47% das empresas de grande porte e 36% das PMEs perderam dados na nuvem. No Brasil, o número é de 44% e a maioria enfrentou falhas na recuperação.

  5. 3. Pular a etapa de homologação
  6. No ímpeto de virar o sistema e pela ansiedade de fazer o projeto novo rodar, muitas empresas acabam pulando a etapa de homologação do projeto. A etapa de homologação serve para simular situações e operações muito próximas das que ocorrerem diariamente na empresa. Se a operação crítica tiver erros, os impactos gerados aos usuários e, sobretudo para a empresa, são enormes.

  7. 4. Não contratar uma consultoria em nuvem
  8. Ao fazer a migração para a nuvem, as chances de que algo dê errado, principalmente no início, são grandes. Por isso, o ideal é as que as empresas façam a contratação de uma consultoria em nuvem especializada, para que a migração seja feita da maneira correta.

Em suma, um projeto de migração para a nuvem é muito importante para a continuidade dos negócios da empresa e, portanto, o recomendado é que seja contratada uma consultoria em nuvem especializada e com experiência acumulada nessa área para otimizar os recursos e minimizar os riscos.

A consultoria em nuvem da CCom Brasil caracteriza-se por ser uma orientação detalhada de quais são as rotinas e processos que devem funcionar em nuvem, em prol da produtividade, segurança e continuidade do negócio. O grande objetivo é reconhecer as carências e necessidades da empresa, para que o projeto seja assertivo e não desperdice recursos.

Procura uma consultoria especializada em nuvem para fazer sua migração?

Os especialistas da CCom Brasil tem o know-how necessário para reconhecer as carências e necessidades da empresa, para que o projeto seja assertivo e não desperdice recursos.

Entre em contato com nossos especialistas

Voltar ao Blog