Saiba porque focar a segurança de TI apenas em malwares é um erro

segurança de TI

Malwares e ameaças à segurança das informações estão cada vez mais latentes no mundo digital. Assim como as tecnologias avançam, às ameaças vão no mesmo caminho. Por isso, temos visto vários ataques à grandes corporações e até mesmo a instituições governamentais.

Geralmente, o combate aos malwares consomem bastante energia das equipes de monitoramento e segurança da informação. O que acontece é que na maioria das vezes estes esforços encobrem ameaças ainda mais perigosas – as violações de dados direcionadas. Esta violação diz respeito à roubo de dados e informações confidenciais.

Violações de dados direcionadas para roubo de informação não precisam necessariamente utilizar malwares, seu uso é opcional. Os cybercriminosos irão invadir a rede de qualquer maneira, com ou sem malware e, estando dentro, utilizarão os próprios programas e sistemas internos para progredir com o ataque. Por isso, o foco excessivo no combate aos malwares é um erro fatal.

Podemos considerar que o ato de violação de dados direcionada é um caminho em que o criminoso passa por cima de todas as barreiras de proteção da empresa. Consequentemente, as soluções comuns de segurança também são dribladas, mesmo que um malware tenha sido usado.

Uma das formas de combater este erro é direcionar os esforços e atenções para a detecção de atividades suspeitas que possam indicar que um humano está operando ativamente, e não apenas um script. Um caminho para fazer esta detecção é efetuar análises de comportamento.

Outro ponto crucial: caso um malware ou algum programa malicioso seja detectado, não encerre a investigação. Diversos tipos de ataques segmentados utilizam-se de ferramentas de simples acesso remoto e variantes de malwares, como o Zeus. A prevenção, então, deve ser feita com base em uma triagem e investigação de comportamento suspeito, levando em conta o contexto da rede.

O ideal para combater as ameaças e ataques virtuais é contar com os Serviços Gerenciados de Segurança – MSS da CCOM. Através de equipe formada por especialistas, a CCOM Brasil avalia o ambiente atual da segurança de TI e suas possíveis vulnerabilidades, seleciona e implanta ferramentas de monitoramento e apoio, e ainda realiza monitoramento avançado da estrutura de segurança e do risco que as informações vitais para o negócio possam estar expostas.

Precisa de uma equipe de especialistas a frente da sua segurança de sua TI?

A CCOM conta com especialistas para fazer a identificação de vulnerabilidades, levantamento e implantação das melhores soluções de segurança do mercado.

Conheça o serviço

Voltar ao Blog