Não faça da sua TI um corpo de bombeiros – antecipe-se aos ‘incêndios”

TI

sempre falamos aqui no nosso blog que muitos departamentos de TI são mais parecidos com um corpo de bombeiros, pois seu trabalho se resume a “apagar incêndios” inesperados.

Na grande maioria das vezes isso não é culpa da TI, afinal ninguém gosta de trabalhar só para resolver problemas, mas sim para ser estratégico e isso não é nenhum segredo. O que acontece é que as empresas ainda têm muita dificuldade para enxergar o verdadeiro valor que a TI agrega para o negócio, e isso se dá geralmente de duas formas:

A TI não monitora os serviços que disponibiliza aos usuários (não monitorando, não consegue aferir a qualidade do serviço);
Geralmente é a organização que informa a área de TI que precisa de uma solução e não o contrário.

Então se você está se perguntando o que fazer para obter o máximo potencial da sua equipe de TI, de modo que a mesma justifique os custos que são feitos nela, a nossa resposta é: invista, de fato, nela.

Não entendeu? Nós explicamos!

É simples: as soluções e/ou condições que sua TI possui atualmente para trabalhar podem não ser suficientes ou ideais para o que você espera dela.

Sua TI possui uma ferramenta de ponta para monitoramento e gerenciamento de rede, por exemplo? Não? Pois bem, o problema pode estar aí.

Um monitoramento de rede feito sem o apoio de uma boa ferramenta especializada, é um dos principais motivos pelos quais uma equipe de TI não consegue atingir a eficiência desejada. Isso porque, dessa forma torna-se impossível prever problemas, ou evitar que, por exemplo, um servidor “caia”.

Sem uma ferramenta de monitoramento de rede que analisa constantemente todos os perímetros da mesma, para identificar eventuais quedas de banda, excessos de consumo, ameaças na rede e afins, torna-se humanamente impossível antecipar-se à este tipo de problema. E aí, a equipe de TI que deveria evitar esse tipo de situação, só é avisada quando o problema acontece (através de reclamações de usuários, normalmente) e aí seu trabalho já se tornou reativo, e não mais proativo como deveria ser.

O monitoramento da rede torna a correção dos problemas mais rápida. Isso acontece porque as soluções específicas para isso são capazes de mostrar qual dispositivo pode estar causando a falha, de modo a reduzir o tempo necessário para identificá-los e solucioná-los, além é claro, de identificar tendências, o que é muito valioso a médio e longo prazo,.
A rede de uma empresa pode apresentar diversos problemas de forma isolada ao longo dos anos e, caso eles não sejam analisados com cuidado, algumas tendências importantes podem passar despercebidas pela equipe de TI. Com uma ferramenta do monitoramento, os profissionais são capazes de identificar padrões nas falhas e, consequentemente, entender como está a saúde da rede para definir ações de melhoria.

No entanto, a TI possui diversas atribuições e em muitos casos é viável também que a empresa opte por terceirizar o gerenciamento de sua rede, de modo que a TI interna fique disponível “apenas” para olhar para as demais rotinas ou mesmo alocada em projetos pontuais que a empresa esteja planejando fazer.

Nestes casos, é importante contar com um fornecedor de confiança, e que tenha cases para garantir que ele tem a expertise necessária para lidar com o seu negócio.

Entre em contato

A CCOM pode ser sua parceira ideal nesse sentido, quer saber porque? Entre em contato, converse com um consultor e veja tudo o que ela pode oferecer.

Entrar em contato

Voltar ao Blog