Espaço infinito na nuvem: verdade ou ilusão?

armazenamento de dados na nuvem

Não precisamos ir muito longe para lembrar da época em que os – já extintos – disquetes eram utilizados para o armazenamento de dados. Com o passar o tempo, estes deram espaço às memórias USB. Atualmente, por conta do armazenamento em nuvem ter alcançado um status mais popular, não podemos comparar ambas soluções citadas no início (disquete e USB) com a nuvem, por dois motivos: a nuvem trás maior comodidade para armazenamento e limitação no volume de armazenamento de dados.

O conceito de salvar arquivos em máquinas remotas não é novidade e foi muito popularizado devido à facilidade ao acesso às informações. Hoje em dia, diversas aplicações viabilizam o compartilhamento de arquivos na rede. Mesmo com suas limitações, o usuário tem a impressão de que a nuvem e os recursos remotos são infinitos, por conta de atenderem prontamente a demanda por armazenamento de novos arquivos.

Como não é novidade, as grandes corporações possuem altos volumes de informação e, para lidar com isso, os provedores de serviços em nuvem fazem o armazenamento com uma espécie de hierarquia.

Como funciona esta hierarquia?

Os dados que apresentam taxas irrelevantes de acesso são automaticamente retirados de mídias rápidas e de alto custo e transferidos para coleções de mídias de baixo custo. Através deste procedimento, é viável aumentar de forma gradativa a capacidade de armazenamento de dados, sem que os custos acompanhem esse crescimento.

Quando falamos do volume de arquivos que cada uma das mídias citadas acima podem armazenar, é preciso levar em consideração alguns fatores como densidade, quantidade de bits que podem ser agrupados em uma pequena área e, claro, o tamanho dessa área. Mesmo com diversas tecnologias oferecendo densidades que já exploram os limites da nanoescala, existem esforços para maximizar a capacidade de armazenamento das tecnologias de armazenamento em nuvem atuais.

Então, o espaço na nuvem é infinito ou não?

A resposta é simples. Se sua empresa conta com um bom provedor de serviços na nuvem, não há limites para armazenamento de dados. É possível armazenar tudo o que for necessário, desde que se pague por isso. As tecnologias estão constantemente se reinventando e se adequando às necessidades atuais. Propomos então, uma discussão: como sua empresa faz o armazenamento de dados?

Busca por uma empresa especialista em consultoria em nuvem?

A CCOM Brasil tem o know-how de mais de 10 anos e entende do negócio do cliente para propor as mudanças que fazem sentido para a organização.

Conheça o serviço

Voltar ao Blog