Como saber se sua empresa está sendo atacada

Invasão a empresa

Nos últimos anos, os ataques e ameaças digitais mostraram às empresas que segurança é coisa séria e que contar apenas com o trivial não é o suficiente para garantir a proteção. Por outro lado, com o avanço das tecnologias e, consequentemente das ameaças, encontrar soluções capazes de solucionar este problema se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Uma coisa é fato: detectar o problema o quanto antes para ter tempo hábil de agir é crucial na hora de defender a organização dos ataques. Ter os serviços gerenciados de segurança implantados na empresa e identificar “Indicadores de Ataque”, significa redução de tempo no processo de detecção e bloqueio dos malwares antes que se tornem uma verdadeira violação.

Para que eu preciso analisar os indicadores de ataque?

Estes indicadores, nada mais são do que comportamentos comuns que podem significar e representar um possível ataque. Logo, é necessário identificar e solucionar um indicador antes que se torne um grave problema.

Muitas empresas tentam verificar diversos indicadores ao mesmo tempo e acabam procurando agulha num palheiro. Por isso, nós da CCOM Brasil listamos os principais indicadores de ataque para sua empresa certificar-se que está segura:

Malware fora do expediente
Não é uma regra que atividades da rede fora do expediente signifique uma ameaça, entretanto, atividades específicas em horários suspeitos podem indicar um ataque. Neste caso, é necessário preparar a TI para detectar tais atividades suspeitas e se alguma máquina está comprometida.

Insistência de um malware
Sabemos que um malware é um tipo de ataque. No entanto, caso esta infecção “retorne” pouco tempo após sua limpeza, pode ser o indicador de uma ameaça bem mais acentuada do que um malware.

Usuário tentando vários acessos
Caso sua TI note que uma máquina ou usuário está tentando diversos acessos em pouco tempo como acessar vários recursos, pode ser o indicativo de um ataque ativo para extrair dados.

Comunicações suspeitas de máquinas internas
É necessário estar atento se computadores internos fazem contato com destinatário de um país cujo sua empresa não trabalha. Isto, pois, alguns malwares necessitam estar conectados com seus servidores de comando para extrair informações, ou seja, ter uma máquina ou dispositivo suspeito conectado a rede pode indicar um possível ataque.

Através dos serviços gerenciados de segurança, é possível impedir que diversos tipos de ameaças se tornem sérios problemas de segurança e evoluam para uma situação incontrolável. E, quando o serviço é gerenciado por um terceiro especializado, você não precisa desviar a atenção da equipe de TI dos apectos relacionados ao negócio da empresa.

Para isso, é necessário contar com uma empresa especialista que crie uma consistente política de segurança de TI. O serviço de serviços gerenciados de segurança da CCOM Brasil é dado por uma combinação de hardware, software e profissionais técnicos especializados. Além disso, o serviço conta com o apoio de gerenciamento de um moderno Centro de Operações de Segurança de Rede – SNOC.

Precisa de uma empresa especialista em segurança de TI?

A CCom conta com especialistas para renovar as políticas de segurança e otimizar a gestão para garantir um melhor funcionamento das operações da empresa.

Fale com um especialista

Voltar ao Blog