Como gerenciar o uso de aplicativos de streaming dentro da empresa?

Artigo Gerenciar Uso de App

O Brasil é um dos países que mais tem dispositivos móveis conectados à internet. Segundo dados da FGV o total é de 306 milhões, sendo que destes, 154 milhões são smartphones. Muitas empresas viram, neste cenário, uma oportunidade de negócios – aplicativos de streaming de música são ótimos exemplos, como o Apple Music, Deezer, o Spotify, o Superplayer, entre outros.

O problema, para as empresas, é que as pessoas procuram economizar seus pacotes de dados no consumo desses aplicativos, passando a usar os links de internet da empresa.

Mas qual é o problema?

Na verdade, são os problemas.

1. Problemas de desempenho

Normalmente, dentro de uma empresa, cada pessoa opera com uma máquina conectada à internet. Agora, imagine se cada pessoa conectar, também, o celular à rede da empresa para consumir aplicativos de streaming de música. O desempenho do link, certamente, ficará ruim e lento para todos.

2. Riscos de vulnerabilidade

O celular não pode ser uma porta aberta na rede para vulnerabilidades. Numa era em que surgem novas ameaças digitais todos os dias, é preciso ficar atento com a segurança da rede. Para isso, é preciso prover soluções para que os funcionários instalem nos aplicativos. É preciso, ainda, ter um lugar em que seja possível ver quem está conectado a rede.

Mas então qual deve ser a postura da empresa?

É preciso que a empresa encontre alternativas para controlar o uso da rede. Bloquear o acesso pode não ser o melhor caminho, pois leva os usuários a burlar e pode gerar insatisfação. Ignorar é a pior medida – os problemas continuarão ou até piorarão. O ideal é, nestes casos, controlar o uso de banda e separar os tipos de consumo da rede – em uma rede ficam as máquinas e servidores da empresa, enquanto outra é criada com menos capacidade e mais limitações, para utilização livre dos usuários.

A CCOM Brasil oferta os Serviços Gerenciados de Segurança – MSS, que permitem à sua empresa controlar 100% do tráfego da internet. O serviço ainda possibilita priorizar, bloquear ou definir a largura de banda para cada tipo de aplicativo, serviço ou usuário. Dessa forma, é possível blindar o consumo do link para as operações que são vitais para empresa e disponibilizar uma porcentagem para que os funcionários continuem utilizando seus aplicativos.

Precisa controlar o uso de streaming dentro da empresa?

Os Serviços Gerenciados de Segurança é a solução ideal para quem precisa fazer este tipo de gerenciamento. Através dele sua empresa pode priorizar, bloquear ou definir a largura de banda para cada tipo de aplicativo, serviço ou usuário.

Fale com um especialista

Voltar ao Blog