Quatro vantagens do backup na nuvem para o ambiente corporativo

vantagens do backup na nuvem
Independente do tamanho ou segmento de atividades da empresa, hoje, contar com uma solução de backup na nuvem é imprescindível. O backup convencional é uma solução útil para determinados negócios e atende à uma camada mais superficial de replicação de informações e arquivos. Porém, é uma solução vulnerável à riscos, como falhas humanas, paradas técnicas ou até mesmo desastres naturais.

Ainda hoje, um dos formatos de de backup mais comuns é o em fita, que, contudo, exige grande complexidade de logística, transporte, processos de compra, disponibilidade entre outros fatores que podem ser de grande dificuldade. Já através do backup na nuvem a empresa consegue simplificar e otimizar todo esse processo. Ter uma solução como essas garante que as informações e dados críticos da empresa não sejam perdidos e estejam disponíveis a todo momento.

Conheça algumas vantagens do backup na nuvem para sua empresa:

Disponibilidade

Utilizar um servidor físico acarreta riscos de paradas, falhas ou desligamentos para manutenção. Além disso, caso o sistema da empresa sofra uma interrupção brusca e dados precisem ser recuperados, a tarefa levará muito tempo e diversos dados podem ser pedidos pelo caminho, o que impacta diretamente na produção da empresa.

Já a solução de backup em nuvem viabiliza que os arquivos e informações estejam sempre disponíveis para serem acessados de qualquer lugar, basta apenas estabelecer uma conexão com a internet. Dessa maneira, é possível armazenar e restaurar dados sempre que for preciso. Além disso, colaboradores e gestores que se encontram a trabalho fora da empresa ou precisam realizar qualquer tipo de viagem, podem se beneficiar e dar continuidade às suas funções independente de onde se encontram.

Segurança

Uma das grandes vantagens de se contar com uma estratégia de backup em nuvem é a segurança que ela oferece. Antes, a empresa podia contar com o backup em um equipamento exclusivamente dedicado para essa função, porém, dentro da mesma localidade física da empresa. Isso acarretava riscos, pois casos ocorressem furtos, incêndios ou quedas de energia, o backup poderia ser perdido.

Caso a companhia optasse por realizar essa tarefa fora da empresa, era exigido um grande conhecimento e investimento em infraestrutura, algo que muitas vezes tornava o projeto inviável. Além disso, existia a necessidade de um processo com inúmeras intervenções humanas, o que torna o processo mais suscetível à riscos, como roubo de dados e erros técnicos.

Já o backup na nuvem possibilita uma logística de informação completa, feita de maneira automatizada e digital. Isso reduz drasticamente riscos de esquecimento ou acesso indevido às informações, além de violação de dados. As informações ficam armazenadas em um datacenter protegido que replica os dados e arquivos para diversas localidades distintas, o que garante que todas as informações continuem existindo independente do que ocorra com o servidor principal da empresa.

Flexibilidade

Outra importante vantagem do cloud backup é a flexibilidade. Independente do tamanho da empresa ou de sua equipe de colaboradores, a nuvem tem capacidade para atender todas as necessidades do negócio.

Recursos físicos geralmente são muito limitados, seus equipamentos necessitam de espaço e uma hora isso passa a pesar no orçamento. O backup em nuvem permite que a companhia continue a salvar suas informações, sem precisar se preocupar se o volume de dados pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo. Sua empresa pode começar pequena e aumentar gradativamente, juntamente com a sua necessidade de backup. A nuvem acompanhará esse crescimento sem que a gestão precise se preocupar com espaço físico ou com equipamento para alocar as informações.

Custo acessível

Na mesma mão que o backup em nuvem agrega flexibilidade para atender qualquer empresa, seja qual for o porte, ele também é uma ferramente acessível. Os gastos relativos à estratégia são proporcionais a quantidade de recursos que ela utiliza, o que elimina a necessidade da organização desembolsar grandes quantias em logística, espaço físico, hardware, mão de obra especializada etc.

Para obter todos os benefícios que o backup na nuvem pode oferecer, é preciso contar com uma parceria de qualidade e confiança, com um parceiro que ofereça as melhores soluções e todo o suporte necessário que a sua empresa precisa durante todo o processo.

A CCOM Brasil oferta o backup em nuvem que conta com alta performance e desempenho para todas as aplicações de missão crítica do seu negócio e toda a segurança avançada que seus dados precisam. Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba mais obre essa solução CCOM Brasil.

Estabeleça uma parceria de sucesso!

A CCOM Brasil possui uma equipe treinada e qualificada para projetos de todos os tamanhos. Fale conosco e comece a migrar sua empresa para a nuvem. Ganhe Agilidade, Flexibilidade e Segurança.

Saiba Mais

Voltar ao Blog

2 Responses to “Quatro vantagens do backup na nuvem para o ambiente corporativo”

  1. Lilian Lopes

    Boa tarde!

    Gostariamos de fazer backup nas nuvens de 500 gb de nosso servidor e estamos fazendo cotação. Poderiam enviar proposta?

    Att.
    Lilian