Motivos pelos quais o monitoramento de rede é fundamental em um projeto de TI

monitoramento de rede
Um dos principais alicerces de qualquer empresa hoje em dia, independentemente do seu porte, é a tecnologia. E é por essa razão que paradas e falhas nos sistemas causam tantos transtornos para o negócio no geral, e mais do que isso, chegam a acarretar prejuízos imensuráveis. Por isso, prevenir incidentes como esses é fundamental em todos os sentidos!

Contudo, muitos negócios vêem o monitoramento de rede como um desafio a ser vencido e acabam deixando-o em segundo plano por acreditarem que será uma tarefa complexa a se fazer. Prova disso está em em uma pesquisa realizada pela Tech Supply em 2014. Ao entrevistar mais de 100 empresas, foi constatado que 44,3% não possuía qualquer solução de gestão de riscos ou projeto em andamento. Além disso, esse fator foi apontado no estudo por 35,6% como o principal obstáculo para a gestão dos negócios.

De fato, um monitoramento de rede de qualidade, depende essencialmente de dois fatores, que precisam funcionar em plena sintonia para que os problemas possam ser previstos e solucionados antes de causarem qualquer tipo de impacto, são eles:

1. Uma boa tecnologia

2. Uma equipe especializada para operá-la

O primeiro passo para mudar a visão diante de uma estratégia de monitoramento de rede é entender sua importância e conhecer as vantagens e recursos que podem ser oferecidos ao adotar, não apenas uma plataforma, mas uma solução completa de valor agregado:

  1. Evita tempo de inatividade e perda de desempenho;
  2. Favorece a expansão dos negócios, devido à uma visão holística de infraestrutura que possibilita prever problemas e “ganhar tempo” para estudar as melhores soluções;
  3. Possibilita verificar se aplicações estão funcionando corretamente dentro da empresa, de onde quer que o gestor esteja;
  4. Exibe perspectiva do usuário (o quão rápido é a resposta do banco de dados ou quanto tempo leva para enviar um e-mail etc), e assim, possibilita melhorar a qualidade dos serviços;

Para muitas empresas, a principal prioridade é o monitoramento da estrutura tradicional de TI, que consiste em ambientes virtualizados, hardware, serviços e aplicações. Porém, no geral, os fabricantes de equipamentos já integram os recursos básicos de monitoramento em seus produtos.

Então, qual a necessidade da solução de monitoramento de rede?

Alguns departamento de TI utilizam essas funções em um série de combinações com ferramentas de monitoramento gratuitas, com o intuito de obter insights abrangentes, o que gera um emaranhando de retalhos de informações., com gerenciamento e funções de alerta insuficientes. A grande vantagem de possuir uma solução que centralize todos os eventos da rede e uma equipe especializada por trás dela, seria um monitoramento de nível profissional e muito mais assertivo.

Através de um monitoramento de rede profissional é possível contar com a identificação prévia de riscos e vulnerabilidades do sistema, e assim, tomar as medidas necessárias, antes que o começo do fogo se torne um incêndio sem controle ou precedentes. Assim, é possível minimizar falhas e interrupções na rotina de negócios, além disso, obter informações claras e abrangentes do cenário de negócios.

A CCOM Brasil é especialista em monitoramento de rede e, além do know-how de equipe especialista, agrega uma tecnologia em parceria com um dos principais fabricantes do mercado, para oferecer uma solução completa aos seus clientes. O software completo, garante todo o sucesso da estratégia, e sua equipe garante o monitoramento de TI em tempo real, para que assim, o cliente possa se manter focado no que realmente interessa, o core business da empresa. Fale com um dos especialistas da CCOM Brasil e saiba mais sobre essa e outras soluções!

Buscando a solução de monitoramento de rede ideal para o seu negócio?

A CCOM Brasil oferece aos seus clientes um solução completa: software robusto de segurança e uma equipe de especialistas que realizam o monitoramento de TI em tempo real.

Saiba Mais

Voltar ao Blog