Tendências de ameaças cibernéticas para 2016: conheça e proteja-se com o firewall gerenciado

firewall gerenciado
É fato que as ameças cibernéticas estão sempre atingindo novos patamares. Por isso, é fundamental que as empresas e os responsáveis pela segurança do ambiente corporativo estejam sempre atentos às novas tendências.

Divulgado na última semana pela Intel Security, o relatório de previsões de ameaças do McAfee Labs apresentou a opinião de 33 líderes de segurança cibernética do Gabinete do CTO da Foundstone Professional Services e de equipes de Pesquisa Avançada de Ameaças da Intel Security sobre os possíveis desafios e dilemas que serão enfrentados por empresas quando o assunto é segurança de dados.

As previsões vão de prováveis problemas relacionados a vírus sequestradores, ataques de sistemas automotivos, ataques à infraestrutura até venda de dados roubados. Separamos alguns itens presentes no relatório para que você e sua empresa se mantenham informados e possam antecipar-se às possíveis vulnerabilidades antes que se tornem verdadeiras ameaças:

  1. Tenologias vestíveis – tecnologias como essas que não possuírem proteção integrada de segurança serão alvos visados pelos cibercriminosos, visto que eles conseguirão coletar dados extremamente pessoais. Além disso, o fato de serem sincronizadas aos dispositivos móveis cria a possibilidade de acesso a dados sigilosos. Tecnologias vestíveis oferecem uma série de superfícies de ataque e como em sua maioria são utilizadas em conjunto com aplicativos web para fins de compartilhamento, as máquinas virtuais na nuvem e aplicativos web se tornam mais frágeis e suscetíveis a ataques.
  2. Serviços na nuvem – os ataques de serviços na nuvem serão cada vez mais frequentes, tanto por criminosos como por empresas concorrentes, isso porque a nuvem gerencia uma quantidade cada vez maior de informações confidenciais. Essas informações envolvem estratégias de negócios, de carteira de empresas, dados financeiros etc.
  3. Ataques por funcionários – como as empresas continuarão investindo em tecnologias, visando melhorar a postura de segurança e buscando cada vez mais colaboradores talentosos e experientes para garantir e criar políticas eficazes de manutenção e vigilância da segurança de dados, os criminosos cibernéticos provavelmente mudarão seus caminhos. Os ataques passarão a visar, entre outros fatores, os sistemas residenciais desses colaboradores, que estarão relativamente desprotegidos, e se tornam um caminho mais fácil para acessar às redes das empresas.
  4. Ransomware – em 2016 o número de cibercriminosos inexperientes que irão se aproveitar de ofertas de serviços de ransomware aumentará, agilizando cada vez mais o crescimento dessa prática. Redes de anonimato e métodos de pagamento são as grandes fontes de alimento para ações criminosas como esta.
  5. Hardware – segundo o estudo, máquinas virtuais serão atacadas com êxito por meio de rootkits no firmware do sistema de empresas e corporações. Os ataques a todo tipo de hardware e firmware continuarão, bem como o mercado de ferramentas que os tornam possíveis que se expandirá e crescerá.

Visto isso, se sua empresa precisa estar preparada para todos os desafios de segurança que irão se intensificar com a chegada de 2016, o firewall gerenciado pode ser um grande aliado nessa batalha. Uma solução como essa é capaz de impedir que os criminosos virtuais causem grandes estragos dentro da sua organização, mesmo que ele tenha acessado o sistema. Através de algorítimos próprios, a solução é capaz de realizar a proteção de maneira assertiva e eficaz.

Além da eficiência dessa solução, a CCOM Brasil conta com uma equipe de especialistas que realizam o monitoramento de todos os clientes, o que permite saber o perfil completo de todos os usuários ligados à rede da empresa e agir caso seja notado qualquer comportamento estranho.

Quer ter a melhor parceria de segurança atuando dentro da sua empresa?

A CCOM Brasil oferece as melhores soluções de monitoramento em TI e a linha de produtos firewall UTM da Dell SonicWALL garante uma melhor performance para o seu sistema de segurança de rede

Conheça a solução

Voltar ao Blog